sexta-feira, 16 de abril de 2010

Análise da Saúde Física e Mental de Docentes de Algumas Escolas Estaduais de Macapá-AP

Resumo

A síndrome do esgotamento profissional (síndrome de Burnout) é um quadro caracterizado por três dimensões: exaustão emocional (EE), despersonalização (DP) e baixa realização pessoal (RP). Na área da educação, os professores estão particularmente predispostos a esta síndrome. O objetivo deste estudo foi avaliar o nível desta síndrome numa amostra de 150 professores com uma análise qualitativa a partir de questionário fechado. O instrumento utilizado nesta pesquisa foi o questionário Maslach Burnout Inventory (MBI) como ferramenta para esta avaliação. Esta pesquisa foi realizada no Município de Macapá-AP em 15 Escolas Estaduais de Ensino Fundamental, 5ª à 8ª série. Os resultados: Com o referido estudo e os dados estatísticos apresentados, sugerem que os docentes analisados estão entrando em estágios alarmantes de Burnout. Com relação à exaustão emocional, 40% dos docentes apresentaram um estágio intermediário de Burnout, ou seja, desenvolveram sentimentos de impotência e julgam-se incapazes de uma doação integral aos alunos. Com relação à despersonalização, 44% desenvolveram sentimentos e atitudes negativas. O mais preocupante é que 73% dos professores apresentaram baixa realização pessoal. Este dado refere-se ao sentimento de profundo desapontamento com sua profissão e enfrentam a depressão psicológica.



ABSTRACT

The professional exhaustion syndrome (Burnout syndrome) is a disease which presents three dimensions: emotional exhaustion, depersonalization and low sense of fulfillment. In the education field, teachers are particularly prone to have this syndrome. This study aims at evaluating the level of such syndrome in a group of 150 teachers through a qualitative analysis with a closed questionnaire. The Maslach Burnout Inventory (MBI) was used in this research as a tool for evaluation. This research was conducted in Macapá-AP, 5th through 8th grades, in 15 State Primary Schools. The results: Such study and the statistical data found imply that the teachers who were analyzed in the study are going into serious levels of the Burnout syndrome. Concerning emotional exhaustion, 40% of the teachers showed to have intermediate level of Burnout Syndrome, that is, they have developed feelings of impotence and find themselves not capable of fully dedicating to their students. Concerning depersonalization, 44% have developed negative feelings and attitudes towards their students. The most striking fact is that 73% of the teachers presented low level of personal fulfillment. This fact is strongly connected to their disappointment with the profession and, therefore, they face psychological depression.

Um comentário: